Módulo para publicação:Estrutural > Cadastros (Estrutural)
Âncora
Objetivo
Objetivo
Painel
borderColor
grey
titleColor
White
borderWidth
1px
titleBGColor
#B4044A
title
Objetivo
Neste manual, será explicado com como realizar a configuração da integração do Solus com o CADSUS, e como utilizá-la para complementar o cadastro dos beneficiários.Voltar ao início
Âncora
Funcionalidade
Funcionalidade
Painel
borderColor
grey
titleColor
White
borderWidth
1 px
titleBGColor
#B4044A
title
Funcionalidade
Atualização do número de CNS (Cartão Nacional de Saúde) do beneficiário.
Configurações, Parâmetros e/ou Permissões de direitos
Painel
titleColor
White
titleBGColor
#013e61
title
Configurações/Requisitos
Para utilizar a integração do Solus com o CADSUS, é preciso realizar algumas configurações com a API. Além disso, são necessárias serão necessárias as credenciais que a Operadora deverá providenciar junto à ANS por meio de um manual do governo. Além disso, a Operadora precisará configurar a integração com o CADSUS no Módulo ADM.
A seguir, explicaremos cada configuração que devemos realizar para o uso correto da integração.– juntar com credenciais
Expandir
title
Credenciais de acesso
Para realizar as configurações técnicas, a Operadora precisa providenciar junto à ANS, as credenciais de acesso. Com Com o link a seguir, é possível ter acesso ao manual disponibilizado no site do governo para solicitar as credenciais:
Para configurar a integração do Solus com o CADSUS, é necessário acessar o módulo Módulo ADM > Configurações > Cadastro de integrações.
Na tela que se abrirá, clique no botão incluir () para criar um novo registro. O sistema mudará para a aba “Dados”, para que o operador realize o preenchimento das informações corretas:
Image RemovedImage Added
Os seguintes campos precisarão ser informados:
Campo
Informação
Nome
Identificação da API. Pode ser o nome que a Operadora desejar. Exemplo. Uma sugestão adequada seria "Cadastro de Usuários do SUS - CADSUS".
Descrição
Descrição da API. Pode ser cadastrada da maneira que a Operadora desejar. Uma sugestão adequada seria "Consulta de beneficiários".
URL
Informar o link para a consulta de serviço do CADSUS. O link varia dependendo da base que for utilizada.
Para a base de produção, preencha com o link: https://servicos.saude.gov.br/cadsus/v2/pesquisaCns.
Para a base de homologação, preencha com o link: https://servicoshm.saude.gov.br/cadsus/v2/pesquisaCns.
Sistema origem
Indique a opção “INDEPENDENTE”.
Situação
Selecione a opção “ATIVO” para que o sistema saiba que esta integração está ativa.
Tipo
Como estamos configurando uma API, indique a opção “API”.
Forma de envio
Indique a opção “Síncrona”.
Fornecedor
Necessário colocar o fornecedor como “Solus”.
Serviço
Indique o serviço como “Cadastro de Usuários do SUS - CADSUS”
imagem
.
Ao concluir as configurações nesta aba, iremos mudar mudarremos para a aba “1. Configurações API”, onde será necessário cadastrar mais informações:
Image Added
Campo
Informação
Tipo da autenticação
indique Indique a opção “Configurável”.
URL para geração do token autenticado
Informar o link para a geração do token.
Para a base de produção, preencha com o link: https://ehr-auth.saude.gov.br/api/osb/token.
Para a base de homologação, preencha com o link: https://ehr-auth-hmg.saude.gov.br/api/osb/token.
Bloco “Configurações e acesso”
É necessário incluir as chaves (crt e key) e informar o certificado destas chavesdelas:
crt: no campo “Chave” digite a informação “crt” e no campo “Valor”, indique o nome do arquivo do certificado, por exemplo, “certificado.crt”.
key: no campo “Chave” digite a informação “key” e no campo “Valor”, indique o nome do arquivo do certificado, por exemplo, “certificado.key”.
Nota
Caso a operadora possua tenha somente o certificado ".pfx" e não possua tenha os arquivos ".crt" e ".key", descreveremos a seguir uma orientação para converter o certificado ".pfx" em ".crt" e ".key".
Aviso
Ambas as chaves precisam ser cadastradas para que a integração funcione corretamente.
Expandir
title
Converter certificado .pfx em .crt e .key
Para conseguir converter Em algumas situações, a Operadora pode receber o certificado com a extensão ".pfxem .crt e .key, existem alguns pré-requisitos:
O pacote OpenSSL deve estar instalado em seu sistema;
É necessário ter o arquivo em .pfx para o nome de domínio escolhido;
Sistema Windows/Ubuntu/Linux para utilizar o pacote OpenSSL com crt.
A seguir, vamos enumerar os passos para realizar a extração do arquivo:
Passo 1 – Extrair a chave privada (key) do arquivo .pfx:
É necessário abrir o terminal da máquina (Prompt de comando) e apontá-lo para o diretório que o certificado se encontra e digitar o comando a seguir:
Este comando irá extrair a chave privada do arquivo .pfx.
Nota
Perceba que os termos [nome_certificado] e [nome_chave] estão em destaque com os colchetes. Estes termos devem ser substituídos pelo nome do seu arquivo .pfx e o nome do arquivo criptografado .key que você deseja extrair, respectivamente.
Após inserir o comando anterior e apertar a tecla "Enter", o Prompt pedirá para o operador digitar a senha de importação do arquivo .pfx. Essa senha é usada para proteger o par de chaves criado para o certificado .pfx. Após digitar a senha de importação, o OpenSSL solicita que digite outra senha duas vezes. Essa nova senha é para proteger o arquivo .key
Aviso
Note que, quando você digitar a senha, você não consegue vê-la, mas ela está sendo digitada. Pressione "Enter" após inserir sua senha segura.
Passo 2 – Extrair o arquivo .crt do certificado .pfx:
Ainda com o Prompt de comando aberto, utilize o comando a seguir para extrair o certificado criptografado em .crt
Da mesma maneira que no passo anterior, os termos [nome_certificado] e [nome_certificado_encrypted] estão em destaque com os colchetes. Estes termos devem ser substituídos pelo nome do seu certificado .pfx e o nome do certificado .crt que você deseja extrair, respectivamente.
Após inserir o comando e apertar a tecla “Enter”, é necessário dar uma senha para seu certificado e apertar “Enter” novamente. Seu certificado será extraído para o mesmo diretório.
Passo 3 - Extrair o arquivo .key da chave privada criptografada do Passo 1:
No Prompt de comando apontado no diretório do certificado .pfx, utilize o comando a seguir para extrair o arquivo .key da chave criptografada criada no Passo 1
Novamente, os termos [nome_certificado] e [nome_certificado_encrypted] destacados com o colchetes. Estes termos devem ser substituídos pelo nome do seu arquivo de chave extraído na etapa 1 e o nome do arquivo .key que você deseja extrair, respectivamente.
Após executar o código, digite a senha de importação criada no passo 1. Agora temos um certificado (.crt) e as duas chaves privadas (criptografadas e não criptografadas).
Com os arquivos gerados, coloque-os no diretório dos arquivos da web \solusweb_3_0\integracao\certificados.
", sendo necessário realizar a extração deste arquivo para o certificado com extensão em ".crt" e um arquivo complementar ".key".
Para saber mais sobre como realizar a conversão do certificado, acesse o manual clicando aqui.
A integração com o CADSUS tem a finalidade de buscar o CNS de um beneficiário para facilitar ou atualizar o cadastramento, trazendo informações válidas.
Atualmente, é possível realizar a consulta dos consultar o CNS do beneficiário através do conceito pessoa pelo Conceito Pessoa pelos módulos ou ao realizar o cadastro de um novo beneficiário pela Web. Apresentaremos a seguir cada uma das maneiras possíveis de se realizar o este cadastroesse cadastro.
Aviso
A integração com o CADSUS tem a finalidade de facilitar ou atualizar o cadastramento. Entretanto, a API do CADSUS consegue buscar apenas o CNS do beneficiário, ou seja, outros dados não serão trazidos pela integração.
Painel
titleColor
White
titleBGColor
#013e61
title
Consultar CNS pelo Conceito pessoa
Pelo módulo No Módulo Estrutural > Cadastros > Cadastro de pessoa > Cadastro de pessoas, teremos acesso aos cadastro de pessoas. No momento do cadastro de uma nova pessoa, é possível realizar a consulta das informações do CADSUS clicando no botão de pesquisa (), conforme indicado na imagem a seguir:
Image RemovedImage Added
Aviso
A consulta do CNS funcionará apenas se o cadastro de pessoa estiver com o campo “Beneficiário” marcado na opção “Tipos de vínculo” como apontado na imagem anterior. Além disso, também é necessário que o CPF esteja preenchido para realizar a consulta do CNSpara pessoas do tipo "Física" e quando tiver um CPF preenchido.
Ao realizar a consulta com o CADSUS corretamente, o sistema irá retornar retornará e atualizar atualizará o campo de CNS do cadastro. Consequentemente, o sistema atualizará todos os cadastros que esta pessoa possuir tiver o vínculo.
Painel
titleColor
White
titleBGColor
#013e61
title
Informações do CADSUS
Pelo módulo Estrutural > Cadastros > Outros cadastros > Informações do sistema CADSUS, é possível acessar a tela de consulta do beneficiário:
Basta informar o nome do beneficiário já cadastrado na Operadora, como apresentado na imagem acima, clicar em pesquisar "Pesquisar" para buscar o beneficiário e clicar na alterar para a aba “Informações CADSUS”. Com isso, o sistema trará as informações do beneficiário:
Image Modified
Painel
titleColor
White
titleBGColor
#013e61
title
Consultar CNS pela Web
Também é É possível também consultar o CNS dos beneficiários ao utilizar a Web Usuário, a Web Empresa ou a Web Comercial, durante as movimentações de inclusão, alteração e reapresentação de beneficiários.
A consulta pelo CNS é realizada através do botão consultar pelo botão "Consultar" (). A seguir, apresentaremos alguns breves exemplos referente referentes à consulta:
Nota
É importante ressaltar que o botão "Consultar", mencionado anteriormente, só ficará disponível para visualização na Web, caso a integração tenha sido configurada corretamente.
Expandir
title
Exemplo Web Usuário – Inclusão de dependentes
No menu Movimentação > Pedido de inclusão de dependente > Seção “Dados pessoais”, é possível encontrar o campo “Cartão SUS”. Ao lado dele, é possível visualizar o botão de consulta do CNS e realizar a pesquisa para este esse beneficiário:
Image Modified
Expandir
title
Exemplo Web Empresa – Alteração de beneficiários
No menu Movimentação > Alterações de beneficiários > Seção “Dados pessoais”, é possível encontrar o campo “Cartão SUS”. Ao lado dele, é possível visualizar o botão de consulta do CNS e realizar a pesquisa para este beneficiário:
Image Modified
Expandir
title
Exemplo Web Empresa – Reapresentação de beneficiários
No menu Relatórios > Cadastro > Operações de cadastro, ao realizar a reapresentação de algum beneficiário rejeitado pela Operadora, o campo “Cartão SUS” terá ao lado dele, o botão de consulta do CNSe realizar , assim fará a pesquisa para este esse beneficiário:
Expandir
title
Exemplo Web Comercial – Pré-cadastro de beneficiário
No menu Movimentação > Pré-cadastro de beneficiário > Seção “Dados pessoais”, também teremos o campo “Cartão SUS”, com o botão de consulta de CNS para realizar a pesquisa para o beneficiário que está sendo cadastrado:
Painel
titleColor
White
titleBGColor
#013e61
title
Erros conhecidos
O sistema exibe mensagens de erro padrões para o operador logado no módulo ou para o utilizador da Web, quando houver algum problema no uso da integração do Solus com o CADSUS. A seguir, apresentaremos os possíveis erros consequentes da falha de integração:
Quando não existe a configuração de integração com o CADSUS ou a configuração está incompleta, o sistema exibe exibirá a mensagem: “Sistema não está configurado para consumir o servido do CADSUS”.
Caso não encontre o CNS para o beneficiário, o sistema mostrará a mensagem “Beneficiário não encontrado na base do CADSUS!” ”.
Se houver alguma falha não prevista na comunicação com a API do CADSUS, a mensagem “Falha na consulta do CADSUS!” será apresentada-- imagem --.
Se houver alguma falha no Solus para consumir a API do CADSUS, o sistema apresentará a mensagem “Erro ao consultar o CADSUS!”-- imagem --.
Caso o certificado não esteja configurado, o sistema exibe exibirá a mensagem “Certificado não configurado”-- imagem --.
Para a web, quando o utilizador não preencher o CPF e clicar no botão de consulta de CNS, será mostrado o alerta “Informações insuficientes para realizar a busca”-- imagem --.
Ainda na web, quando o CPF informado não for localizado no CADSUS, será mostrada a mensagem “Usuário não localizado”-- imagem --.
Por fim, ao realizar a pesquisa do CNS na web Web, e houver algum problema com o token de acesso, o sistema retornará a mensagem “Não autorizado realizar a consulta”-- imagem -.