Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Escrito por: S.S
Painel
borderColorgrey
borderStylesolid
Âncora
Top
Top
 



 Conferência Contábil - Registros de contratos recebidos RN 472/528



Sumário

» Objetivo

» Funcionalidade

» Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos

» Operacionalização

» Referências


Módulo para publicação: Id: 96537837 Módulo ANS> relatórios> conferencias contábil> registros auxiliares.

Âncora
Objetivo
Objetivo

Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#B4044A
titleObjetivo

O que é?

  • Segundo a definição da Agência Nacional de Saúde (ANS), recebidas são “Contraprestações Pecuniárias pagas pelos participantes do plano de saúde”, já as restituídas são as “Contraprestações Pecuniárias devolvidas”, por qualquer motivo, aos mesmos participantes.

Voltar ao início

Âncora
Funcionalidade
Funcionalidade

Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1 px
titleBGColor#B4044A
titleFuncionalidade
  • Este documento tem por finalidade, através de um fluxo proposto pela Solus, auxiliar a conferência entre lançamentos contábeis e registros de contratos recebidos.

Voltar ao início

Âncora
Config
Config

Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1 px
titleBGColor#B4044A
title Configurações, Parâmetros/Permissões e Direitos


Painel
borderWidth2 px


Expandir
titleConfigurações/Requisitos

1. Estar parametrizada na mais atual forma de contabilização do sistema, o "Controle por Pro Rata dia (RN 472)".

Será parametrizada em módulo Estrutural > Configurações > Configuração > Aba 17. Mensalidades > Campo "Contratos Emitidos").


2. Parametrizar uma data de início da vigência de utilização da contabilização das contraprestações em: módulo Contábil > Configurações > Parametrizações do sistema > Contratos Emitidos > Geral > Vigência da Nova Contabilização de Contraprestações.


3. Reprocessar as composições destas mensalidades após a parametrização citada acima. Por exemplo, se a data de início parametrizada for "01/06/2023", é necessário reprocessar as composições de mensalidades geradas a partir dessa data. É possível utilizar a opção pelo botão direito, dentro da tela de competência do módulo Estrutural, para que seja feito em massa esse processo.


Voltar ao início


Âncora
Operacion
Operacion

Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#B4044A
titleOperacionalização


Painel
borderWidth2 px


Expandir
titleCaminho do recurso

Módulo ANS > Relatórios > Registros auxiliares (Plano de contas padrão ANS) > Registros de contra-prestações recebidas e restituídas RN 472/528.



Painel
borderWidth2 px


Expandir
titleConceito

Registro Auxiliar - Contraprestações Recebidas e Restituídas.

Uma contraprestação pecuniária pode conter, em sua composição, diferentes valores como mensalidades, coparticipação, emissão de carteirinhas, aditivos contratuais, dentre outros. Devido aos diferentes tipos de composição, a contabilização desses valores deverá ser segregada, conforme o tipo de valor recebido, e sua contrapartida será a conta contábil vinculada ao banco ou à caixa financeira que processou o seu recebimento.

O primeiro passo para realizar o recebimento da contraprestação pecuniária é vincular ou conferir a conta contábil e a conta bancária ou caixa, cujo o recebimento será processado. No módulo Contábil, seguindo os menus: Parâmetros > Conta contábil por > Conta bancária/Caixa, realizaremos esse processo que, segundo plano de contas definido pela ANS, deve ter a conta contábil configurada no grupo “121 - Disponível”.

Vale destacar que, conciliando o saldo de contraprestação recebida, também estaremos conciliando o saldo bancário e conferindo os valores contábeis com os valores presentes no extrato financeiro, visto que cada recebimento movimentará tais valores.

O segundo passo para realizar o recebimento da contraprestação pecuniária é vincular (ou conferir, pois essas informações já devem estar corretas para a contabilização da provisão dos valores) as contas contábeis de acordo com o tipo de composição. No módulo Contábil, por meio dos menus “Parâmetros”, “Conta contábil por”, “Cooperativas” ou “Planos de saúde” (de acordo com o tipo da operadora), “Mensalidades e Adesões”, realizaremos esse processo. A diferença entre cooperativa e demais operadoras de saúde refere-se ao ato cooperativo praticado somente por operadoras do tipo cooperativa.

Com relação à composição e ao vinculo contábil, dois pontos precisam ser destacados:

  1. Os aditivos contratuais possuem configuração específica disponível no módulo Contábil, por meio dos menus Parâmetros > Conta contábil por > Cooperativas ou Planos de saúde (de acordo com o tipo da operadora) > Aditivos contratuais. É possível vincular uma conta contábil diferente a cada aditivo contratual cadastrado, ou todos itens a mesma conta contábil, conforme definição contábil da operadora. Caso essa opção seja utilizada, os valores deverão ser provisionados e posteriormente baixados nas contas contábeis a eles vinculados. Caso a operadora opte por não utilizar essa configuração específica, os valores serão contabilizados, tanto em sua provisão quanto na baixa, juntamente com os valores de mensalidade. 
  2. É possível inserir acréscimos e descontos por meio da utilização de eventos, na cobrança. A contabilização desses acréscimos e descontos irá variar de acordo com o tipo escolhido no momento da programação. Caso o tipo seja “Outros”, a contabilização de provisão e a baixa desses itens serão feitas de acordo com as contas contábeis vinculadas ao evento utilizado., através do módulo Contábil, menus Parâmetros > Conta contábil por > Eventos. Caso o tipo seja diferente de “Outros”, a contabilização seguirá conforme o tipo de despesa escolhido (“Mensalidades”, “Despesa assistencial”, dentre outras opções). Nesses casos, também será obrigatória a indicação do beneficiário referência para que o sistema obtenha quais segmentações de contrato e plano deverá seguir.

Após as configurações realizadas e conferidas, efetua-se o recebimento da mensalidade por meio de baixas manuais, leitura de arquivo de retorno, ou utilizando o módulo Caixa.

Quando a baixa é concluída, sua contabilização é realizada e sua conferência torna-se possível. Ao final do período, podemos extrair o registro auxiliar de contraprestações recebidas e confrontar seus valores com os valores registrados na contabilidade.


Extração do relatório de contraprestações ressarcidas/recuperadas.

Expandir
titleFiltros
  • Período: Escolher data para geração do relatório;
  • Basear-se em: É possível escolher a opção de acordo com a data de crédito ou pagamento das mensalidades;
  • Contratos: Permite escolher o contrato através do botão .

A extração deve ser realizada conforme já ocorria no relatório: Conferência Contábil - Registro Auxiliar de Contraprestações Recebidas E Restituídas.

Temos extração de forma sintética, resumida com as informações nas colunas de Conta débito, Descrição conta débito, Conta crédito, Descrição conta crédito e valor.


No relatório analítico, é possível ter informações do beneficiário de acordo com as colunas Código do beneficiário, Nome beneficiário, CPF beneficiário, Categoria, Contrato, Código titular, Nome titular, CPF titular, Documento, Data emissão e Data vencimento.


O Relatório detalhado é similar ao analítico, porém com mais informações de contratos/beneficiários nas colunas Código beneficiário, Nome beneficiário, CPF beneficiário, Categoria, Data inclusão, Contrato, Código titular, Nome titular, CPF titular, Registro plano.


O Resumo contábil permite verificar a Conta Contábil débito, Descrição conta débito, Conta contábil crédito, Descrição conta crédito e Valor.

Expandir
titleInformação
Através do botão , é possível exportar dados da grid para o Excel.

Voltar ao início

Âncora
Ref
Ref

Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1 px
titleBGColor#B4044A
titleReferências

Conferência Contábil - Registro Auxiliar de Contraprestações Recebidas E Restituídas.

Voltar ao início

Âncora
Notas
Notas

Aviso
titleAtenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Revisado por: G. S.  

...