...
Trabalharemos com o segundo cenário pois é o mais comum. Para a conferência da depreciação, devemos extrair o relatório de depreciação por período (caminho: “Patrimônio > Relatórios > Relação das depreciações por período” com o filtro “Tipo do relatório” = “Sintético – CPC27”:
O valor depreciado deve ser contabilizado creditando o saldo da “Conta de depreciação acumulada” e debitando a conta de “Despesa por depreciação”. Como por hora nosso objetivo é conferir o valor contabilizado na depreciação acumulada, devemos conferir a coluna “Depreciação” do relatório de “Relação das depreciações por período” com o valor creditado no “Balancete Analítico”. Para a extração do “Balancete Analítico”, devemos utilizar os filtros de data e da conta contábil inicial e final com a “Conta de depreciação acumulada” que foi vinculada a “Classificação Patrimonial” que estamos conferindo:
Também podemos conferir o saldo da coluna “Depreciado” do relatório “Relação das depreciações por período” com o saldo acumulado (saldo final) da “Conta de depreciação acumulada” no relatório contábil “Razão analítico”. Para a extração deste relatório, é necessário informarmos como filtro “Período” com o mês fechado da conferência e a “Conta de depreciação acumulada”. É importante salientar a utilização do filtro "Origem do lançamento" marcado como "28 - Depreciação patrimonial". Se existirem lançamentos na "Conta de depreciação acumulada" com flag diferente dessa é provável que o lançamento esteja incorreto: