Objetivo
Por meio de um fluxo sugerido pela Solus, efetuar a conferência das contabilizações provenientes dos processos de estoque (entradas e saídas de produtos).
Operacionalização
Contabilização de entrada (Notas fiscais de fornecedor):
A contabilização de entrada do estoque (aquisição de produtos por entrada de notas fiscais) é conciliada através da conciliação da conta de obrigação do fornecedor (grupo 218). Entretanto, é possível ainda conferir se a movimentação de estoque está de acordo com o que foi contabilizado.
...
Conferência da contabilização do consumo(Requisição de material por setor):
A contabilização do consumo do estoque baseia-se nas movimentações de saída realizadas pelas “Requisições de materiais por setor”. Esta contabilização não é efetuada de maneira Online (ao Consolidar uma requisição), elas são geradas apenas quando o estoque é fechado por meio do processo de “Fechamento mensal do estoque”. Neste processo, são contabilizadas as movimentações do estoque (exceto entrada que é contabilizada na entrada da nota fiscal).
...
É válido e necessário lembrar que a contabilização das contas “Conta de consumo (Conta de despesa)” e “Conta de perda (conta de despesa)” já são conciliadas com as contas “Conta contábil de consumo (ativo)” e “Conta contábil de estoque (ativo)”, respectivamente.
Contabilização de devolução.
A contabilização da devolução pode ser realizada em dois cenários, sendo o primeiro quando é devolvido um produto para o fornecedor e o segundo quando é devolvido um produto de um setor para um centro estocador.
...
Já quando é devolvido um produto de um setor para outro, o sistema contabilizará creditando a “Conta de consumo (conta de despesa)” do grupo/setor/departamento que está devolvendo o item e debitando a “Conta contábil de consumo (ativo)”. Essa contabilização, é conciliada com a conta de consumo. No entanto, caso o operador deseje visualizar as contabilizações dessa natureza, poderá fazê-lo no relatório de “Consulta de lançamentos contábeis”, informando o filtro “Origem do lançamento” como “25 : Origem do lançamento” e o filtro “Histórico” contendo “DEVOLUCAO -”. No exemplo abaixo, temos a devolução de um item que havia sido enviado para a “Rede Própria” (grupo 7 na contabilidade) para o setor de estoque (grupo 1271).
Contabilização de “Ajustes” e “Inventário”:
A contabilização de ajustes pode ocorrer em dois cenários. Ajustes para aumento de saldo (entradas de produtos) e ajuste para redução de saldo (saídas de produtos). As contas de ajuste são configuradas nas “Contas básicas” dentro da contabilidade. Lá são informadas as contas “Ajuste de estoque - Entrada” e “Ajuste de estoque - Saída”
...
Caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Ajustes”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis” filtrando o “Período” com o período que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “AJUSTE DE ” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização “Outras entradas”:
A contabilização de outras entradas é efetuada quando realizamos a entrada de produtos por meio da tela “Outras entradas”. Para que esta contabilização seja realizada, é necessário configurarmos a conta contábil de “Outras entradas”, dentro das “Contas básicas”, aba “Estoque”.
...
Caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Outras entradas”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis” filtrando o “Período” com o intervalo que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “OUTRAS ENTRADAS -” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização “Perda”:
A contabilização de “Perda” é efetuada quando cria-se uma “Perda” através do processo de “Saída por perdas” (nas movimentações dos módulos estoque ou almoxarifado). Para que esta contabilização seja realizada, é necessário configurarmos a conta contábil de “Perda”, dentro das “Contas básicas”, na aba “Estoque”.
...
Caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Perda”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis”, filtrando o “Período” com o intervalo que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “PERDA, DANIFICADO -” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização de “Empréstimo:
A contabilização de “Empréstimo” é efetuada quando realiza-se um “Empréstimo” ou por meio dos processos de “Empréstimo” no menu de “Movimentações” nos módulos “Estoque” ou “Almoxarifado”. Para que esta contabilização seja realizada, é necessário que as contas contábeis de “Empréstimos de terceiros” e “Empréstimo para terceiros” estejam preenchidas na contabilidade, dentro das “Contas básicas” na aba estoque.
...
Por fim, caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Perda”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis”, filtrando o “Período” com o intervalo que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “SAIDA POR EMPRESTIMO -” ou “ENTRADA POR EMPRESTIMO -” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização de “Pagamento de empréstimo”:
A contabilização do “Pagamento de empréstimo” é efetuada quando o processo de “Pagamento de empréstimo” no menu “Movimentação” no módulo “Estoque” ou no módulo “Patrimônio” é executado. ”. Para que esta contabilização seja realizada, é necessário que as contas contábeis de “Empréstimos de terceiros” e “Empréstimo para terceiros” estejam preenchidas na contabilidade, dentro das “Contas básicas” na aba “Estoque”.
...
Por fim, caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Paramento de empréstimo”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis”, filtrando o “Período” com o intervalo que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “SAIDA PARA PAGAMENTO DE EMPRESTIMO -” ou “ENTRADA PAGAMENTO DE EMPRESTIMO -” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização de “Venda”:
A contabilização de “Venda” para produtos de estoque é efetuada quando o processo de “Venda para funcionários”, no menu de “Movimentações”, dentro dos módulos “Estoque” ou “Almoxarifado” é executado. Para que esta contabilização seja realizada, é necessário que a conta contábil de “Venda para funcionários” dentro das “Contas básicas” na contabilidade, na aba “Estoque” esteja preenchido.
...
Por fim, caso o operador deseje visualizar as possíveis contabilizações de “Venda”, pode fazê-lo através da “Consulta de lançamentos contábeis”, filtrando o “Período” com o intervalo que estamos conferindo (exemplo “01/02/2020” até “29/02/2020”), o “Histórico” “Contendo” “VENDA” e o filtro “Origem do lançamento” sinalizado como “25 : Estoque”.
Contabilização de “Transferência entre setor”:
A contabilização de transferência é efetuada quando realizada o processo de “Transferências”, em “Movimentações” nos módulos “Almoxarifado” ou “Estoque”. É valido lembras que diferente das “Requisições de materiais por setor”, a “Transferência” não dá saída no “Grupo do produto” no relatório “Razão mensal por classe”, aba “Sintético”. Ela apenas transfere o saldo entre setores. Para que essa contabilização seja realizada, é necessário que a “Conta contábil de estoque (ativo)” vinculada ao grupo de produtos esteja preenchida. Caso os setores tenham estabelecimento diferente e o sistema seja dividido por estabelecimento, é necessário ainda preencher a “Conta de transição para consumo em diferentes estabelecimentos”, em “Contas básicas” no módulo “Contabilidade”.
...