Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderColorgrey
borderStylesolid
 

RN 472




Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#AB0047
titleObjetivo
Este documento tem por objetivo orientar quanto as alterações referentes a RN472 e seus impactos no sistema Solus.


Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1 px
titleBGColor#AB0047
titleFuncionalidade

A RN472 tem por finalidade alterar e revogar algumas resoluções normativas que afetam o plano de contas padrão ANS, das Operadoras de planos de assistência a saúde. Essa resolução normativa altera as resoluções n°173, n°400,n° 451, e revoga as resoluções n°227, n°435, n°446 e revoga também a instrução normativa n°45.

Abaixo iremos demonstrar as alterações de processos e configurações necessárias para contabilização conforme as regras da RN472.


Painel
borderColorgrey
titleColorWhite
borderWidth1px
titleBGColor#AB0047
titleOperacionalização

Abaixo separamos alguns tópicos para a contabilização com base na nova RN472.


Expandir
titlePré requisitos
  • Importar o plano de contas atualizado da 472, realizando a importação o sistema irá atualizar o plano de contas.
  • Trocar as configurações dos grupos contábeis.
  • Configurar os novos itens e processos da RN472(MAS QUE ITENS E PROCESSOS SÃO ESSES ?)
  • Alterar o controle de contratos emitidos, acessando o módulo estrutural > Configurações > Configurações do sistema > aba 17. Mensalidades > campo Controle de contratos emitidos e escolher a opção "Controle por Pro rata dia RN 472"                                                                                                                              
  • Configurar e incluir as novas contas contábeis
  • Verificar os grupos contábeis(o que deve ser feito ou verificado exatamente ?????)


Expandir
titlePré pagamento

Antes da RN 472 os valores de coparticipação só eram reconhecidos pela contabilidade após a geração da mensalidade do contrato que possuía a conta médica com valores de coparticipação, após as alterações que compõem a RN 472 ao faturar um lote, o sistema Solus passa a provisionar os valores de coparticipação a cobrar, contra a conta de recuperação de despesas com eventos.

Quando a mensalidade de um contrato pré pagamento que possua valores de coparticipação a cobrar for gerada, o sistema realizará uma transferência de saldo entre as contas contábeis de coparticipação a cobrar para coparticipação a receber, esta contabilização será feita considerando a data de emissão da mensalidade.

Abaixo iremos demonstrar o fechamento de um lote de contas médicas para que a contabilização e o provisionamento dos valores sejam demonstrados, lembrando que o lote de contas médicas em questão pertence a um contrato pré pagamento.

Fechando o lote:

Caso a conta contábil de coparticipações a faturar não tenha sido configurada, o sistema não permitirá o fechamento do lote, será mostrado um aviso com o determinado erro conforme imagem abaixo, sendo necessário realizar a configuração da conta contábil de de coparticipações a faturar;

Para realizar a configuração da conta contábil de coparticipação a faturar, quando se tratar de cooperativo devemos acessar a tela de conta contábil de mensalidade, pelo seguinte caminho, Contabil > Parametros > conta contábil por > cooperativas > Mensalidade/Adesão - cooperativa.

Em seguida informar a conta contabil no campo em destaque, este campo é um campo novo para atender a nova regra de contabilização contida na RN 472.

Após configurada a conta contábil de coparticipações a cobrar (Ativo), e fecharmos o lote podemos ver a contabilização da coparticipação a cobrar, clicando na opção de visualizar a contabilização do lote, conforme imagem abaixo, e podermos notar o registro 44 que é a nova opção de identificação de coparticipação a cobrar da RN 472.


Expandir
titlePós pagamento / Demais modalidades

Os contratos definidos como pós pagamento / Demais modalidades, seguem a mesma ideia de contabilização que os contratos pré pagamento, porém pós pagamento/demais modalidades podem possuir uma negociação diferente, onde a operadora cobra um valor em %(porcentagem) quando o contrato/produto for utilizado e a contabilização dessa taxa ocorre quando o lote de contas médicas é faturado, uma outra negociação que pode existir é entre contratante e Operadora, onde pode existir uma diferença para mais ou menos valia na tabela de procedimentos do prestador, sendo assim pode haver uma diferença do valor que a Operadora deverá pagar ao prestador entre o valor pós estabelecido firmado entre a pessoa jurídica contratantes. Quando o valor a ser cobrado do contratante for menor que o valor a ser pago ao prestador, a diferença permanecerá no grupo contábil 41(Eventos Indenizáveis Líquidos), já no caso contrario, quando o valor a ser cobrado do contratante for maior que o valor a ser pago ao prestador, a diferença deverá ser registrada como Receita de Contraprestação, conforme exemplo abaixo:

  • D- 1231X2025 -Contraprestações Pecuniárias/Prêmios a Emitir / Taxa de Administração
  • C- 3111X20X7 -Receita de Diferença da Tabela


Expandir
titleContabilização da taxa administrativa e diferença de tabelas.

Abaixo iremos fechar um lote de contas médicas e demonstrar como o sistema irá contabilizar os valores de taxa administrativa.

Ao fechar o lote, caso não possua a conta de recuperação de despesas, será necessário configurar de acordo com as novas regras da RN472, deve se atentar para casos de mais e menos valia, pois é necessário configurar as duas, e isso é realizado em campos diferentes, como podemos ver abaixo, porém o sistema irá alertar em caso de mais ou menos valia e conta contábil não configurada.

No caso demonstrado acima, o sistema exigiu que configurasse a conta de recuperação de despesa de mais valia, para configurarmos ela e a conta de menos valia, nos casos de cooperativa devemos percorrer o seguinte caminho, Contábil> Parâmetros > Conta contábil por > Cooperativas > Despesas / Recuperação de despesas assistenciais - cooperativa

Após configurarmos as contas contábeis e fecharmos o lote de contas médicas podemos conferir a contabilização que o sistema gerou.



Expandir
titleTransferência de saldo

A transferência de saldo ocorre quando a mensalidade de um contrato que possui valores de coparticipação a cobrar é gerada, dessa maneira o sistema realiza a transferência das contas contábeis de coparticipação a cobrar para as contas contábeis de coparticipação a receber, no exemplo abaixo iremos demonstrar como fica a contabilização de uma mensalidade que possui valores de coparticipação a cobrar.

Ao gerar o titulo em questão o sistema realizou uma transferência de saldo entre a conta 123311021 de crédito para a conta de débito 123311011, ambas pertencem ao mesmo grupo, porém são contas contábeis diferentes.


Expandir
titleContabilização intercâmbio


Expandir
titleRecebimento do A500

A seguir iremos demonstrar a contabilização sendo realizada através do intercambio de beneficiários, ao fechar o lote de contas médicas de intercâmbio o sistema realizará a verificação se o beneficiário trata-se de um beneficiário habitual ou eventual, pois existem configurações distintas a ser feitas para cada caso.

A contabilização do lote de contas médicas de intercâmbio de beneficiários habituais é realizada de maneira diferente, onde a contabilização da taxa administrativa(grupo 3117) é separada do serviço(grupo 4116)

E é necessário haver a conta contábil de Conta da taxa de adm de Intercâmbio habitual (Despesa) configurada(grupo 3117) .

Abaixo podemos notar que na contabilização do lote de contas médicas do intercâmbio, o sistema separou a taxa administrativa do serviço.

A contabilização acima, ocorre de maneira separadamente de acordo com os seguintes valores abaixo.

já nos casos de beneficiários eventuais o sistema realizará a contabilização no grupo contábil 4116 sendo este configurado na tela de despesa/recuperação de despesa assistencial Contábil > Parâmetros > Conta contábil por > cooperativas > Despesas / recuperação de despesas assistenciais  - cooperativas.



Expandir
titleGeração do A500 eventual

A contabilização de reembolso de intercambio eventual e habitual ocorrerá somente na cobrança, ou seja, no processamento da mensalidade do contrato de intercâmbio em questão.

Abaixo iremos demonstrar os valores e as contas configuradas para a realização da cobrança:

Conta configurada:

Contabilização da conta médica na mensalidade do contrato

Conta médica que foi faturada na mensalidade acima.


Expandir
titleGeração do A500 habitual

A contabilização de uma cobrança de conta médica proveniente de um atendimento habitual de intercâmbio, é realizada de maneira individual, onde o sistema irá separar os valores de taxa administrativa e reembolso na geração da mensalidade do contrato em questão.

Image Added

Image Added



Expandir
titleRelatório de registros auxiliares

Foram adicionados dois campos para os relatórios de registro auxiliar de eventos conhecidos e registro auxiliar de eventos conhecidos(Livro), os campos são Conta Taxa adm Intercâmbio e Valor Taxa adm Intercâmbio, esses campos estão disponíveis também na exportação do relatório via CSV.


Nos relatórios de contratos emitidos e registro de contraprestações recebidas e restituídas, não houveram alterações, pois a mudança ocorreu apenas na apresentação das contas de crédito e debito.



Aviso
titleAtenção

Documentação elaborada com base na versão vigente do sistema.



Editado por:Luiz Neves 04/04/2022

...